19 Julho

4_Encontro

Cuidados continuados e paliativos em Hemato-Oncologia

Associação de Apoio aos Doentes com Leucemia e Linfoma (ADL), cumprindo a sua missão de formar e informar promoveu, no dia 19 de Julho, terça-feira, pelas 14h00, na aula Magna da Faculdade Medicina da Universidade do Porto, uma Mesa Redonda, com entrada livre e gratuita, subordinada ao tema “Cuidados Continuados e Paliativos em Hemato-Oncologia”.
 
IMG_7810
Os doentes hemato-oncológicos (com cancros do sangue: leucemias, linfomas, mielomas ,etc) têm actualmente um novo desafio a enfrentar: sobreviver com qualidade de vida. De facto, hoje, a grande maioria daqueles que têm leucemia, linfoma e outras situações semelhantes, ultrapassa a fase aguda da doença e, se não cura, pelo menos consegue que a situação evolua para a cronicidade , atingindo assim um patamar de “normalidade” na sua vida pessoal , profissional e familiar.
 
IMG_7864

Há, ainda assim, uma parte dos doentes hemato-oncológicos que fica em situação de dependência, nomeadamente para as actividades da vida diária e a necessitar de cuidados médicos e de enfermagem continuados , muitas vezes fora do seu ambiente familiar.
 

IMG_7974
O doente terminal tem direito à atenção dos profissionais de saúde, ao seu tempo, à sua capacidade e à sua inteligência. Existe a obrigação ética de atender cada um tal como é, sem discriminações – o doente terminal precisa de maior atenção e afecto. A obstinação terapêutica nestes doentes é uma prática a evitar. A Medicina Paliativa destina-se a tratar, cuidar e apoiar activamente os doentes (e família) na fase final da vida ; o termo “paliativo” de origem latina significa “o manto que cobre e protege”. Os cuidados paliativos têm como componentes essenciais o alívio dos sintomas, o apoio psicológico, espiritual e emocional do doente, o apoio à família e o apoio durante o luto , o que implica o envolvimento de uma equipa interdisciplinar.
 
IMG_7836
O 4.º Encontro decorreu de forma muito participativa: mais de 250 pessoas assistiram, durante a tarde, às apresentações das Drªs Edna Gonçalves e Conceição Pires, da Enfermeira Catarina Simões e do testemunho de dois doentes, sobre o tema em questão .
 
IMG_7897 (1)
A Dr.ª Edna Gonçalves abordou “A realidade dos cuidados paliativos em Portugal”.
 
IMG_7936
A Enf.ª Catarina Simões apresentou ao auditório a sua experiência sobre “Cuidados de enfermagem nos doentes hemato-oncológicos  em cuidados continuados e paliativos”.
A Dr.ª Conceição Pires abordou após o coffe-break, a “Experiência do serviço de cuidados paliativos no H. S. João”.

IMG_7993
O debate que se seguiu resultou muito participado, demonstrando o interesse que o tema suscita actualmente.
O 4.º Encontro iniciou-se com uma homenagem à Dr.ª Maria José Parreira, uma das fundadoras da Associação de Apoio aos Doentes com Leucemia e Linfoma, através do serviço de Hematologia Clínica e do Hospital de S. João, nas pessoas dos Exmos Senhores Professor Doutor José Eduardo Guimarães, director do serviço, e Professor Doutor António Ferreira, presidente do concelho de administração do Hospital de S. João.
IMG_7868(1)
A todos os presentes, a ADL agradece o apoio.
A todos os que não puderam comparecer ao nosso evento, por impossibilidade, agradecemos igualmente o interesse e carinho que têm demonstrado para com a nossa Associação.